"Graças a Deus, o perpetrador não alcançou seus objetivos finais", disse de Blasio.
Segundo o Comissário de Polícia de Nova York, o possível responsável pelo ataque é Akayed Ullah, de 27 anos. Ele supostamente teria declarado que o ataque foi realizado em nome do Daesh, apesar de até o momento não terem sido encontradas provas de que ele matinha contato com a organização terrorista.
Além do responsável pelo ataque, outras três pessoas ficaram feridas. Nenhuma delas corre risco de vida. Fontes do corpo do bombeiras afirmaram à agência Associated Press que Akayed tem queimaduras em suas mãos e abdômen. Já os outros feridos tem zunidos nos ouvidos e dores de cabeça.
Elrana Peralta, que trabalha no terminal de Port Authority perto de onde a explosão aconteceu, afirma ter ouvido apenas a confusão.
"Tudo o que podíamos ouvir foi o caos", disse ela. "Nós ouvimos as pessoas gritando: 'Saiam! Saiam! Saiam!'."
John Miles, de 28 anos, estava à espera de um ônibus para Massachusetts. Ele também não ouviu a explosão, mas viu a polícia reagir.
"Eu não sabia o que estava acontecendo. Oficiais estavam correndo. Eu estava enlouquecendo", disse ele. Houve um anúncio de que as pessoas deveriam pegar suas malas e sair. "Eles não incitaram o pânico. Era bastante ordenado".