O novo produto visto na China é classificado como uma "capa de invisibilidade quântica" e atraiu a atenção dos internautas.
O vídeo publicado no portal Weibo, a plataforma social mais popular na China, mostra como um homem parado no meio de um arbusto desaparece perante a câmera mantendo um tecido de aspecto transparente nas mãos dele. O homem desdobra o tecido e desaparece após se camuflar completamente com o fundo.
O vídeo tem mais de 21,4 milhões de visualizações e foi compartilhado por várias mídias em todo o mundo, bem como por Chen Shiqu, o vice-diretor do Departamento de Investigação Criminal do Ministério da Segurança Pública do país asiático.
"É um tecido de tecnologia quântica, de material transparente, que pode refletir as ondas de luz em torno da pessoa que o utiliza, fazendo com que a pessoa desapareça", comunicou Chen.
No entanto, vários internautas e especialistas digitais já negaram as supostas características mágicas da capa. Neste sentido, o diário The Daily Mail cita Zhu Zhensong, produtor da empresa Quantum Video, que assegura que o vídeo provavelmente foi editado e filmado com uma tela de plástico azul ou verde.
"Programas como Adobe After Effects, Nuke ou Blackmagic Fusion podem editar o fundo e camuflar objetos, tal efeito já foi visto em muitos filmes de ação", acrescentou Zhu.