O Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) anunciou que impediu as atividades dos partidários do grupo terrorista do Daesh em São Petersburgo, que planejaram realizar um ataque terrorista em dezembro. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, agradeceu o presidente dos EUA, Donald Trump, durante uma conversa telefônica pelos dados de inteligência fornecidos pela CIA que ajudaram a deter os terroristas.
"O presidente Vladimir Putin da Rússia chamou o presidente Donald J. Trump hoje para agradecer o aviso avançado que as agências de inteligência dos Estados Unidos forneceram à Rússia sobre um grande complô terrorista em São Petersburgo, na Rússia. O presidente Trump agradeceu e disse ao presidente Putin que ele e toda a comunidade de inteligência dos Estados Unidos ficaram satisfeitos por terem ajudado a salvar tantas vidas", afirmou a Casa Branca em um comunicado no final do domingo.
"O presidente Trump sublinhou a importância da cooperação em inteligência para derrotar os terroristas, onde quer que estejam. Ambos os líderes concordaram que isso serve como um exemplo das coisas positivas que podem ocorrer quando nossos países trabalham juntos ", afirmou a Casa Branca.
Trump expressou gratidão à CIA pelo pedido de Putin pelo trabalho realizado na prevenção de um ataque terrorista.
"O presidente Putin agradeceu e felicitou ao diretor da Agência Central de Inteligência (CIA) Mike Pompeo e à CIA. O presidente Trump então chamou o diretor Pompeo para felicitá-lo, sua talentosa equipe e toda a comunidade de inteligência em um trabalho bem feito", diz a declaração.
"Este é um sinal muito encorajador que justifica a retomada do intercâmbio de informações entre os serviços especiais da Rússia e dos Estados Unidos, o que é necessário para uma luta efetiva contra o terrorismo", Dzhabarov, que é o primeiro vice-presidente de a Comissão de Assuntos Internacionais da Câmara Alta Russa, disse.