A Igreja Universal é uma das maiores denominações evangélicas do Brasil e está presente em quase 200 países. Edir Macedo também é proprietário da rede de televisão Record.
Segundo a apuração da emissora, a Universal manteve um centro de adoções não regularizado entre 1994 e 2001. O local fazia parte de uma política de incentivo a adoção propagada por Macedo. O fundador da Universal e dono da Record afirmava que os filhos são uma distração e encorajava os pastores da Universal a adotar — além de promover uma campanha de vasectomias.
Maria diz que aceitou ajuda da Universal e deixou seus filhos no centro de adoções de maneira temporária, mas eles foram levados para os Estados Unidos e depois adotados sem sua permissão.
Em nota, a Igreja Universal diz ser vítima de um "ataque covarde", negou as acusações e disse que apresentará "inúmeras ações contra TVI em Portugal e no exterior".
A Sputnik Brasil entrou em contato com a TVI para entrevistar os jornalistas envolvidos na investigação, mas até o momento não obteve resposta.