Riad deverá começar a lançar vistos turísticos eletrônicos para "todos os nacionais cujos países permitem que seus cidadãos visitem a Arábia Saudita" no primeiro trimestre de 2018.
"Estamos agora apenas preparando os regulamentos — quem é elegível para os vistos e como obtê-los", disse o príncipe bin Salman, chefe da Comissão Saudita de Turismo e Patrimônio Nacional.
Hoje, os cidadãos de todos os países, exceto os membros do Conselho de Cooperação do Golfo, por exemplo, Emirados Árabes Unidos, Bahrein, Kuwait e Omã, exigem um visto para visitar o reino. A Arábia Saudita é um lugar sagrado para milhões de muçulmanos que viajam para lá anualmente para a peregrinação do Hajj (e ainda exige um visto especial), mas outros visitantes enfrentam sérios desafios no caminho para o reino. Em 2013, Riad anunciou que emitiria vistos de turista pela primeira vez em sua história para estrangeiros, mas suspendeu o programa de visto limitado até que o reino melhorasse sua infraestrutura para torná-lo mais atraente para os locais antes de se tornar "amigável ao turismo".
Em 2016, o príncipe herdeiro Mohammed bin Nayef, predecessor de bin Salman, fez uma declaração sobre os planos para começar a emitir vistos de turista novamente no âmbito do projeto "Visão 2030". Até a data, os visitantes estrangeiros aparentemente são representados apenas por viajantes de negócios, peregrinos, trabalhadores e suas famílias, mas a situação está prestes a mudar com a introdução de um pedido on-line e vistos eletrônicos.