Os especialistas notam que não há motivos para acreditar que a Rússia quer um conflito militar de grande escala, por isso no seu estudo os investigadores partiram do princípio que o objetivo principal do exército russo é a proteção do seu país, das grandes cidades e dos centros industriais.
No caso de um conflito armado, as tropas russas vão tentar evitar uma batalha decisiva com forças equivalentes do inimigo. Para isso, a Rússia vai usar todo o leque de mísseis de longo alcance de baseamento terrestre, aéreo e marítimo. Os alvos principais serão porta-aviões, bases aéreas e aviões.
Nos combates no terreno, o exército russo vai usar ativamente lançadores múltiplos de foguetes que, graças à sua mobilidade, poderão efetuar golpes inesperados. Mas o trunfo de Moscou continuará sendo o seu arsenal nuclear, que a Rússia poderá ativar, ou ameaçar fazê-lo, em resposta a um ataque.
No Rand sublinham que no exército russo existem unidades com boa imagem, adquirida nos conflitos anteriores, tais como as tropas aerotransportadas. No entanto, algumas unidades possuem armas obsoletas e são completadas por jovens conscritos.