Segundo os especialistas, as previsões negativas sobre o futuro da criptomoeda afeta seu preço. Por exemplo, em 19 de dezembro, o cofundador da empresa Bitcoin.com (companha que controla um dos maiores sites da indústria e presta instrumentos para investimentos na criptomoeda), Emil Oldenburg, declarou que o bitcoin não conseguirá ser uma moeda comercial. O ministro das Finanças do Japão, um dos poucos países onde essa moeda é legalizada, disse que não considera o bitcoin como um ativo seguro.
Em entrevista ao serviço russo da Rádio Sputnik, Valery Vaisberg também opinou que os investidores em bitcoin correm grande risco.
Quanto à situação no ano que vem, para o analista o tema principal será a regulamentação do mercado de criptomoedas.
"Em 2018 observaremos uma enorme quantidade de novos atos legislativos. Esse ano será importante do ponto de vista da regulamentação, serão definidos os requisitos para os mineradores e organizadores do mercado", disse o analista.
"Empresários entenderam como usar essa tecnologia. A transformação digital no negócio com base na nova tecnologia do registro distribuído ganhará momentum", concluiu o especialista.