É o que afirmou o presidente brasileiro, Michel Temer (PMDB) em coletiva após almoço com a mídia no Palácio da Alvorada nesta sexta-feira (22).
"Queremos saudar o interesse da Boeing pela Embraer, a significar, portanto, que há no cenário internacional um interesse muito grande pela injeção de capital estrangeiro nas nossas empresas", teria dito o presidente. Além disso, teria afirmado que qualquer injeção de capital estrangeiro é bem vinda às empresas brasileiras.
Michel Temer ainda afirmou que "A dificuldade é transferir o controle da Embraer para outra empresa" e que "Não se examina a questão da transferência".
Boeing e Embraer confirmam negociação de possível fusão
Nesta quinta-feira (21), o Wall Street Journal publicou um artigo em que afirmava que a Boeing estaria interessada em comprar a empresa brasileira. Cientes de uma possível resistência do governo brasileiro, as empresas já teriam planos para oferecer proteção sobre a empresa em relação aos empregos, à administração e à marca Embraer.
Ao final do dia, as empresas anunciaram em comunicado conjunto que negociam uma fusão, o que chamaram de "potencial combinação". As empresas não afirmaram compromisso em relação às negociações
Na mesma tarde, as ações da Embraer subiram pelo menos 18,5%, como reportado na Sputnik. Ao final do pregão na B3, antiga BMF&BOVESPA, as ações subiram ainda mais, atingindo alta de 22,5%.