Tillerson: EUA e Rússia não reconhecem Coreia do Norte como potência nuclear

© AFP 2023 / Mandel NganEncontro entre ministro das Relações Exteriores russo Sergei Lavrov e Secretário de Estado Rex Tillerson
Encontro entre ministro das Relações Exteriores russo Sergei Lavrov e Secretário de Estado Rex Tillerson - Sputnik Brasil
Nos siga no
Os chefes da diplomacia da Rússia e dos EUA conversaram por telefone nesta terça-feira (27) e discutiram temas como a crise na península coreana, o conflito na Ucrânia e na Síria.

O secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, e o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, concordaram em continuar os esforços diplomáticos para abordar o programa nuclear da Coreia do Norte, enfatizando que nem Washington nem Moscou reconhecem Pyongyang como uma potência nuclear.

Em uma estação de trem na capital da Coreia do Sul, Seul, pessoas assistem TV com imagens de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, à esquerda, e Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte, à direita. (Terça-feira, 21 de novembro de 2017) - Sputnik Brasil
EUA impõem sanções contra dois oficiais militares da Coreia do Norte
"Eles destacaram que nem os Estados Unidos nem a Rússia reconhecem a Coreia do Norte como uma potência nuclear, as partes concordaram que continuarão a trabalhar para a resolução diplomática do conflito, a fim de alcançar a desnuclearização total da península coreana", informou a porta-voz do Departamento de Estado.

Além disso, foi informado que as partes discutiram a crescente violência no leste da Ucrânia. Tillerson pediu que a Rússia exerça influência para "diminuir o nível de violência" no país. 

Lavrov e Tillerson ainda discutiram a importância de apoiar o processo de Genebra para alcançar uma solução pacífica para o conflito sírio, conforme estipulado na declaração conjunta dos presidentes Donald Trump e  Vladimir Putin. 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала