Embora as profecias do médico e astrólogo francês do século XVI, Michel de Nostredame, mais conhecido como Nostradamus, gerem grande ceticismo e críticas, alguns acreditam que várias das suas profecias se tornaram realidade ao longo das décadas.
Deste modo, segundo várias interpretações das obras de Nostradamus, em 2018 começaria uma guerra entre duas potências, que "durará por 27 anos".
No entanto, a pouca clareza em relação às datas faz com que alguns acreditem que a guerra começou ainda em 1999 e já está em andamento. Seu fim chegaria em 2026 (exatamente passados 27 anos) com uma potencial guerra nuclear, hipótese que necessita de uma boa dose de imaginação.
Outros pesquisadores das obras de Nostradamus consideram que o profeta previu a erupção do monte Vesúvio e vários terremotos em todo o mundo, bem como poderia ter previsto as catástrofes que levarão a vida de milhares e milhares de pessoas em 2018.
Como resultado da guerra e desastres naturais, o mundo enfrentará a falência econômica, destacam alguns pesquisadores das obras literárias de Nostradamus.
Por outro lado, os céticos enfatizam que todas essas teorias assustadoras e supostas profecias devem ser tomadas com certa dúvida e espírito crítico, uma vez que previsões semelhantes foram feitas em anos anteriores com base nas palavras do astrólogo, mas nunca se tornaram realidade.