"Acho que o Sr. Kim Jong-un, sem dúvida, ganhou este jogo. Ele cumpriu sua tarefa de longo prazo — ele tem uma bomba nuclear, tem um míssil de longo alcance — com uma faixa de até 13.000 quilômetros — que pode chegar a qualquer lugar na Terra, pelo menos qualquer lugar pertencente ao seu possível rival […]. Ele [Kim] é um político absolutamente competente e já maduro", disse Putin.
A análise foi feita em uma reunião com os líderes dos meios de comunicação russos, na qual Putin acrescentou que o líder norte-coreano provavelmente estaria interessado em desmantelar as tensões na região.
O presidente russo também apontou a necessidade de resolver o conflito na península através de um diálogo.
"É preciso levar em conta a situação atual. E, considerando isso, deve-se agir com muito cuidado. Quando se estabelece um objetivo difícil de alcançar — a desnuclearização da península coreana —, isso só pode ser feito através de um diálogo e negociações", afirmou Putin.
O líder russo acrescentou que a desnuclearização é possível se todos os participantes do processo de negociação, incluindo a Coreia do Norte, tenham certeza de que sua segurança pode ser assegurada sem armas nucleares.
Na terça-feira passada, as delegações das duas Coreias realizaram suas primeiras conversações diretas nos últimos dois anos e concordaram com a participação de atletas norte-coreanos nos Jogos Olímpicos de Inverno, que serão realizados na cidade sul-coreana de Pyeongchang entre 9 e 25 de fevereiro.
Eles também chegaram a um acordo sobre a retomada dos diálogos para reduzir a tensão na península e a realização de consultas de alto nível em diversas áreas para melhorar as relações bilaterais.
A tensão entre Seul e Pyongyang aumentou consideravelmente nos últimos meses devido às incessantes manobras militares dos Estados Unidos na região, à implantação do escudo antimíssil norte-americano THAAD na Coreia do Sul, e aos testes balísticos da Coreia do Norte.