A comparação do chefe da Casa Branca com o ex-líder soviético é parte do discurso que Flake pronunciará perante o Senado na próxima semana, mas a que o canal NBC News teve acesso em 14 de janeiro. A mídia e as redes sociais norte-americanas estão agitadas pela notícia e a comparação se espalhou pela Internet.
O tweet que Flake usa como base das suas críticas foi publicado pelo presidente em 18 de fevereiro de 2017 e diz: "Mídia falsa, como o The New York Times, NBC, ABC, CBS, CNN não é meu inimigo, é inimigo do povo norte-americano".
The FAKE NEWS media (failing @nytimes, @NBCNews, @ABC, @CBS, @CNN) is not my enemy, it is the enemy of the American People!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 17 de fevereiro de 2017
A frase tinha sido usada por Stalin com o propósito de aniquilar os indivíduos que não estavam de acordo com o líder soviético, explicou Flake.
Jeff Flake é um dos críticos mais ferozes de Trump nas fileiras dos republicanos, mas, por sua vez, foi censurado pela hipocrisia nas suas críticas por continuar a trabalhar com o presidente. Por exemplo, Flake votou pela confirmação de todos os juízes nomeados por Donald Trump.