A possível operação das Forças Armadas da Turquia na região síria de Afrin começaria com ataques aéreos contra 159 alvos das YPG. Alguns dias depois, a Turquia iniciaria a operação terrestre, informou na terça-feira (16) o jornal turco Vatan com referência a fontes militares.
Nos últimos três dias, a mídia turca tem informado sobre ataques das Forças Armadas da Turquia contra o território controlado pelas YPG na região síria de Afrin. Além disso, Ancara enviou mais uma coluna de material bélico, incluindo tanques, para a fronteira com a Síria.
Ancara tem vindo a condenar repetidamente Washington por os EUA darem apoio militar às YPG, consideradas pela Turquia como uma organização terrorista ligada ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), proibido no país.
Os ataques serão realizados por caças, drones e pela artilharia posicionada na fronteira. Depois da eliminação dos principais bastiões das YPG, os veículos blindados e as forças especiais localizados na zona fronteiriça entrarão na Síria. Espera-se que as forças das YPG, tendo em consideração as características da linha de fronteira, sejam atacadas de três lados e que recuem para sudeste de Afrin, para as regiões controladas pelas forças governamentais sírias.