A declaração do senador teria sido uma resposta a um discurso do secretário de estado, Rex Tillerson, sobre o assunto.
"O governo Trump não tem autoridade para manter forças militares dos EUA na Síria após a derrota do Daesh", disse o senador democrata Ben Cardin.
"O Estado e os departamentos de defesa devem consultar imediatamente os membros do Comitê de Relações Exteriores do Senado, que mantêm a jurisdição sobre o uso da força militar".
Cardin disse que está desapontado por Tillerson anunciar uma mudança significativa na política dos EUA na Síria durante um discurso sem antes consultar o Congresso.
Na quarta-feira (17), Tillerson discursou na Hoover Institution, na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Durante sua fala, o secretário defendeu a permanência do exército norte-americano na Síria, com uma possível saída condicionada pela saída de Bashar Assad do poder.
Cardin disse que manter as forças dos EUA na Síria depois que o Daesh foi derrotado não foi mencionado na semana passada, durante uma audiência do Comitê de Relações Exteriores do Senado sobre a política da Síria com o secretário de estado adjunto, David Satterfield.