Quanto ao Patriot norte-americano, os seus mísseis possuem um alcance de apenas 96 quilômetros.
The National Interest destaca também as características de um de mísseis (o 9M96E2, com o alcance de 120 km) que o S-400 pode lançar. Segundo a edição, este míssil além de voar à velocidade de 5 quilômetros por segundo (18.000 km/hora), é capaz de derrubar alvos aéreos que se desloquem a uma altitude de até cinco metros.
De acordo com o especialista militar Carlo Kopp, os S-400 podem ser equipados com radares especiais destinados à eliminação de modernos veículos aéreos de baixa visibilidade, tais como os F-22 e F-35.
Os especialistas assinalam também que o sistema de defesa aérea russo representa um perigo real para os sistemas aéreos de alerta e controle dos EUA e de certos países da OTAN. Em particular, a edição menciona o avião norte-americano Boeing E-3 Sentry, vulnerável aos S-400.
Os S-400 são capazes também de interceptar mísseis balísticos, o que os analistas estimaram como um dos motivos que levou a Arábia Saudita a fechar o acordo sobre a compra destes sistemas.
Concluindo, a revista aponta para a ausência de preocupações por parte das elites norte-americanas no que respeita ao aumento do interesse internacional pelos S-400 russos.