"Naturalmente temos esses dados e estamos monitorando a situação cuidadosamente", afirmou o embaixador russo em Pyongyang, Aleksandr Matsegora.
Segundo afirma o embaixador, a Rússia sabe qual é o nível tecnológico da indústria militar da Coreia do Norte, "o que possuem e do que são capazes".
"É possível constatar que Coreia do Norte conseguiu fazer avanços significativos em seu programa de mísseis", destacou.
Ademais, o embaixador russo avisou que o programa nuclear do país comunista representa ameaça para Rússia, sendo que esta se encontra mais perto da área nuclear norte-coreana do que qualquer outra nação.
O diplomata também prestou atenção ao fato que apesar da proximidade (150 quilômetros da fronteira russa) Pyongyang não informa a Rússia com antecedência sobre seus planos de lançamentos de mísseis e testes nucleares.
Isto, somando com o fato que a tecnologia norte-coreana poderá fracassar a qualquer momento, é a razão pela qual Rússia deve encontrar uma solução para o problema nuclear na península coreana, opina.
No ano passado, Coreia do Norte realizou numerosos lançamentos de mísseis e seu sexto teste nuclear. O Conselho de Segurança da ONU enrijeceu três vezes as sanções introduzidas contra Pyongyang por causa de seu programa nuclear e de mísseis.