Em 2015, o Egito anunciou planos para construir uma nova capital localizada a 45 quilômetros a leste do Cairo.
Segundo as autoridades egípcias, a mudança é necessária devido à superlotação na atual capital, cuja população ultrapassa os 20 milhões de pessoas.
"As agências estatais vão se mudar para a nova capital administrativa em 18 meses, um compromisso do escritório do presidente, do gabinete e do parlamento", disse Abdeen, conforme citação da agência de notícias MENA.
O presidente da iniciativa lembrou que a construção da capital já teve início.
De acordo com Abdeen, o Egito planeja investir cerca de US$ 2 bilhões na construção do bloco estatal. O edifício de apartamentos será construído na cidade e os funcionários do Estado poderão comprar suas residências e condições especiais.
Em outubro Corporação Estatal Chinesa de Engenharia de Construção (CSCEC, na sigla em inglês) assinou um acordo para construir bairros empresariais na nova capital do Egito, no valor de US$3 bilhões, segundo relatórios divulgados pela imprensa.
A nova capital do Egito está entre os maiores projetos de engenharia da atualidade. Segundo os planos, ela deverá ser inteligente e sustentável, se tornando uma das cidades mais modernas do planeta.