Se uma guerra começar, as instalações militares subterrâneas da Coreia do Norte podem ter um papel importante e virar "arma secreta" de Pyongyang, escreveu o analista do The National Interest, Kyle Mizokami.
O autor, se referindo a fontes sul-coreanas, afirma que a Coreia do Norte dispõe de uma infraestrutura de baseamento subterrâneo que pode dar vantagens à Pyongyang em um conflito militar.
Professor russo da Universidade Estatal de São Petersburgo, Vladimir Kolotov, falando com o serviço russo da Rádio Sputnik, destacou que a Coreia do Norte pode possuir instalações subterrâneas para o caso de uma guerra, mas é bem difícil falar exatamente de que construções se poderia tratar.
"Seria estranho se a Coreia do Norte não tivesse um sistema de comunicações subterrâneas. Levando em consideração que os EUA e seus aliados ameaçam permanente com vários tipos de ataques, seria surpreendente se Coreia do Norte não tivesse planos para esses casos", explicou.
Kolotov lembrou os tuneis subterrâneos no Vietnã que os soldados norte-americanos nunca conseguiram cortar apesar dos fortes bombardeios. O professor frisou que muito provavelmente o exército norte-coreano tenha levado em conta a experiência positiva dos vietnamitas.
"E se eles têm instalações subterrâneas nas montanhas, elas são inexpugnáveis", resumiu Kolotov.