No início de janeiro, programador de software de São Francisco, Rishab Hegde, lançou uma criptomoeda denominada "ponzicoin". Segundo ele, ponzicoin é "o primeiro esquema ponzi legal" (uma referência satírica a uma operação fraudulenta de investimento do tipo esquema em pirâmide, criada pelo golpista financeiro Charles Ponzi nos anos 20) e encoraja as pessoas a comprar essa nova criptomoeda.
Ponzicoin é o símbolo perfeito da febre do ouro no mercado de criptomoedas. Enquanto o preço do bitcoin e de outras criptomoedas populares aumentou várias vezes durante 2017, cada vez mais investidores sonham em ser um criptomilionário. O aumento súbito do interesse foi marcado pelo aparecimento de criptomoedas alternativas, conhecidas como altcoins, que podem ser opção de investimento legal a completos golpes.
Os nomes desses altcoins sublinham o absurdo no mercado das criptomoedas: jesuscoin, bananacoin, putincoin, trumpcoin e titcoin. Tendo em consideração pouca regulamentação e grandes incentivos financeiros, é muito difícil separar o trigo do joio.
Centenas de altcoins foram criadas através da oferta inicial de moedas (ICO, sigla em inglês). É uma nova forma usada por empresas para arrecadar dinheiro, uma espécie de combinação de financiamento coletivo e oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês).
Entretanto, outro projeto, conhecido como Prodeum, prometeu aos seus investidores seguir os preços de diferentes frutas e legumes, mostrando plano de negócios de 12 páginas. Mas depois de obter o dinheiro dos investidores, o site da empresa desapareceu e deixou apenas a palavra "pênis".
Às vezes, essas altcoins-piadas podem acumular grande valor devido a especulações no mercado. Por exemplo, dogecoin, que foi criado no fim de 2013 como a piada inspirada pelo meme com o cão da raça japonesa Shiba Inu. Tantas pessoas o compraram que essa moeda se tornou um real commodity com a capitalização do mercado de 500 milhões de dólares (cerca de R$ 1,6 bilhão).
Do mesmo modo, jesuscoin foi lançado como criptomoeda satírica que podia ser comercializada como ações. Prometeu "terceirizar pecados" e "decentralizar Jesus".
Ao mesmo tempo, o criptotraiding continua sendo um palco perigoso e os investidores precisam manter a cabeça no lugar.
"Tenha cuidado", afirmou Robin O'Connell da bolsa de criptomoedas Uphold.