Kono voltou a apoiar a doutrina nuclear dos EUA, publicada na semana passada, que inclui elaboração de pequenas ogivas nucleares. "Foi a Rússia quem impulsionou elaboração dos EUA de ogivas nucleares de pequena potência", sublinhou o ministro.
Na semana passada, o Pentágono publicou a nova doutrina nuclear em que dedicou muita atenção ao desenvolvimento das forças nucleares russas. O Pentágono declarou que os esforços dos EUA serão dirigidos à elaboração de ogivas nucleares de pequena potência.
Além disso, a doutrina estipula que os EUA vão continuar a gastar na modernização das forças nucleares e desenvolvimento dos elementos da tríade nuclear (mísseis intercontinentais, submarinos estratégicos e bombardeiros).
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia considera como maiores ameaças na nova doutrina norte-americana os projetos de elaboração de pequenas ogivas nucleares para mísseis de cruzeiro de posicionamento marítimo e de ogivas "simplificadas" para mísseis balísticos dos submarinos Trident II. Vale destacar que a doutrina norte-americana reduz ainda mais as restrições quanto ao uso de armas nucleares.
Além do mais, a Rússia está muito preocupada com a confiança dos militares norte-americanos em modelar conflitos precisos para uso de ogivas nucleares de pequena potência.