'Informação sobre entrada do exército sírio em Afrin não corresponde à realidade'

© AFP 2023 / OZAN KOSERebelde sírio apoiado pela Turquia em um posto de controle na cidade síria de Azaz
Rebelde sírio apoiado pela Turquia em um posto de controle na cidade síria de Azaz - Sputnik Brasil
Nos siga no
O comandante das Unidades de Proteção Popular (YPG) curdas em Afrin disse que a informação sobre a entrada do exército sírio em Afrin não corresponde à realidade.

Comboio militar turco transporta soldados para a fronteira turco-síria - Sputnik Brasil
Chanceler turco diz que relações entre Ancara e Washington estão em estado crítico
Em 15 de fevereiro, surgiu informação na mídia de que entre Damasco e as YPG foi atingido o acordo sobre a entrada das tropas sírias em Afrin em breve a fim de proteger a região dos bombardeamentos das Forças Armadas da Turquia e das unidades do Exército Livre da Síria.

O comandante das YPG em Afrin, Rojhat Roj, em entrevista à Sputnik Turquia, refutou esta informação, classificando-a como falsa.

"A informação de que o exército governamental sírio planeja entrar em Afrin não corresponde à realidade. Não tivemos nenhuma negociação ou acordo com o governo sírio quanto ao assunto. Hoje em dia, para proteger Afrin, não recebemos nenhum tipo de apoio, nem mesmo de fornecimento de armas, de outras forças. O povo de Afrin já há 28 dias vem se defendendo com suas próprias forças. E vamos lutar até o fim", disse ele.

Militantes curdos e árabes apoiados pelos EUA avançam em Manbij, no norte da Síria (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Presidente turco: EUA devem 'acabar com esse teatro do Daesh e tirar as máscaras'
Rojhat Roj se recusou a comentar a declaração do secretário de Defesa dos EUA, James Mattis, que no decorrer do encontro de 15 de fevereiro em Bruxelas com seu homólogo turco, Nurettin Canikli, falou sobre a possibilidade de "separação das unidades YPG do Partido dos Trabalhadores do Curdistão" e uso dos primeiros na luta contra os segundos.

Roj sublinhou que o comando das YPG em breve dará uma declaração por escrito em relação às palavras do secretário de Defesa dos EUA.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала