"Quatro atletas russos irão participar do Campeonato Mundial de Atletismo Indoor de Birmingham, que se inicia em 1 de março, com status neutro. A bicampeã mundial Maria Lasitskene (salto em altura), o vice-campeão mundial Danil Lysenko (salto em altura), a campeã europeia Anzhelika Sidorova (salto com vara) e a campeã da Rússia Viktoria Prokopenko (salto triplo) irão competir por medalhas nesse evento global de atletismo", disse a Federação Russa de Atletismo (RusAF) em comunicado.
Além dos quatro atletas citados, a IAAF também convidou o atleta russo do decatlo Ilya Shkurenyov e Aleksandr Lesnoy, do arremesso de peso, para o Mundial, mas eles se recusaram a participar. O primeiro alegou estar se recuperando de uma lesão, enquanto o outro disse preferir competições em estádios abertos.
A RusAF foi suspensa pela Associação Internacional de Federações de Atletismo em novembro de 2015, por conta de inúmeras alegações de violações das regras antidoping no esporte russo. Em agosto passado, a IAAF decidiu prolongar a punição por período indeterminado.