Chanceler russo: segurança da Turquia pode ser alcançada pelo diálogo com Damasco

© AP Photo / STRCombatentes pró-Turquia e tropas turcas na colina que separa Afrin da cidade turca de Azaz
Combatentes pró-Turquia e tropas turcas na colina que separa Afrin da cidade turca de Azaz - Sputnik Brasil
Nos siga no
Em coletiva de imprensa, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, declarou que as garantias de segurança da Turquia podem ser alcançadas justamente através do diálogo com Damasco.

Curdos sírios do YPG (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Curdos sírios desmentem informação sobre entrada do exército sírio em Afrin
Além do mais, o chanceler russo sublinhou que todas as questões ao redor da cidade de Afrin síria devem ser resolvidas em conformidade com a integridade territorial da Síria.

"Vocês me perguntaram sobre Afrin. Firmemente defendemos que quaisquer problemas, seja na Síria ou em qualquer outra parte, sejam resolvidos respeitando a integridade territorial do Estado respectivo, nesse caso – República Síria Árabe", disse Lavrov em uma coletiva de imprensa.

O chanceler russo declarou que seu país percebe preocupação da Turquia em meios aos acontecimentos pelo seu perímetro e notou que a Rússia reconhece as aspirações dos curdos, mas é contra qualquer tentativa de forças externas de promover no país e na região em geral a agenda que não condiz com os interesses legítimos do povo curdo.

Operação militar turca na cidade de Afrin, na Síria, em 20 de janeiro de 2018 - Sputnik Brasil
Fonte: exército turco começa bombardeio de artilharia em grande escala de Afrin
Também Lavrov frisou ser necessário ativar os esforços para impossibilitar locomoção dos militantes do Daesh (organização terrorista proibida na Rússia) do Afeganistão à Ásia Central e à Rússia.

Segundo ele, a presença dos militantes do Daesh no norte e leste do Afeganistão é bastante séria, "são quase mil pessoas".

"A presença está aumentando. Incluindo literalmente nas fronteiras com os nossos vizinhos da Ásia Central. Isso aumenta os riscos da penetração dos terroristas à Ásia Central, e de lá não é tão difícil atingir a Rússia e daí por diante", concluiu Lavrov.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала