Corredor marítimo indiano está sob ameaça da China

© AP Photo / Tamal RoyGuardas de fronteira da Índia patrulham a fronteira da Bangladesh perto Siliguri, 6 de setembro de 2011
Guardas de fronteira da Índia patrulham a fronteira da Bangladesh perto Siliguri, 6 de setembro de 2011 - Sputnik Brasil
Nos siga no
Siliguri, o único corredor que liga os estados do nordeste da Índia ao resto do território do país, é controlado por formações militares primárias que combateriam a China em caso de conflito. A Índia teme que as frequentes transgressões do Exército Popular de Libertação chinês façam parte de um plano para sufocar esse corredor.

Navio militar indiano (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Índia assegura acesso a porto na península Arábica para 'diminuir influência da China'
De acordo com a Sputnik Internacional, o almirante Sunil Lanba levantou uma grande preocupação em relação às frequentes transgressões das tropas chinesas em áreas próximas à passagem. O corredor é como um "pescoço de galinha", caso se quebre, cortará todos os suprimentos para as formações militares que, posicionadas nos estados do nordeste, combateriam a China em caso de guerra.

Enquanto isso, a Marinha da Índia teria colocado pelo menos dois navios de Guerra no oceano Índico oriental para rastrear as forças navais chinesas, que recentemente teriam realizado treinamento militar em mar aberto.

Na terça-feira (20), o portal de notícias chinês Sina.com.cn informou que 11 navios de guerra da China navegaram no oceano Índico oriental neste mês sem apresentar indícios concretos da manobra em relação à crise nas Maldivas.

"Se olharmos para os navios de guerra e outros equipamentos, a diferença entre a Marinha indiana e a chinesa não é grande", comparou o Sina.com.cn

No entanto, o Ministério da Defesa da Índia negou a informação do portal, manifestando que nenhum navio de guerra chinês chegou perto das águas das Maldivas desde que a turbulência política rompeu na ilha.

Presidente chinês, Xi Jinping, de pé em jipe militar inspecionando tropas do exército durante o desfile militar do 90º aniversário da criação do Exército de Libertação Popular - Sputnik Brasil
Fotos de satélite mostram que China concentra tropas perto de área disputada com Índia
"Temos um sistema de vigilância muito potente na região do oceano Índico, apoiado por posicionamentos militares desde julho de 2017", disse o porta-voz da Marinha, capitão D. K. Sharma, para The Indian Express.

Pelo menos 11 navios da Marinha estão dispostos em vários locais estratégicos para a proteção do domínio marítimo.

Fontes confirmam a entrada de uma força-tarefa da Marinha chinesa no oceano Índico a partir do estreito de Sunda, mas visando exercícios de treinamento em águas internacionais mais perto da Austrália e, desde então, saíram da região através do estreito de Lombok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала