"A França e a Alemanha condenam fortemente os ataques direcionados à população civil, incluindo muitas crianças, bem como à infraestrutura civil e médica. Esses ataques violam as regras básicas do direito internacional humanitário. A Alemanha e a França também condenam os ataques contra a Embaixada russa em Damasco", informou o porta-voz Steffen Seibert após um encontro da chanceler Angela Merkel com o presidente francês, Emmanuel Macron, em Bruxelas.
Merkel e Macron escreveram hoje uma carta ao presidente russo, Vladimir Putin, pedindo apoio para um projeto de resolução atualmente em discussão no Conselho de Segurança das Nações Unidas que pretende estabelecer um cessar-fogo e facilitar a chegada de ajuda humanitária a Ghouta Oriental, atual foco das hostilidades entre as partes em conflito na Síria.
"Diante da situação das pessoas no leste de Ghouta, a França e a Alemanha exigem a cessação imediata das hostilidades e a implementação de um cessar-fogo para fornecer apoio civil, acesso humanitário e evacuações médicas, como solicitado pela ONU."