Segundo o líder russo, o novo drone submarino atingirá velocidades que superam em muitas vezes as caraterísticas de todos os navios atuais.
"Posso dizer que a Rússia criou drones submarinos, capazes de navegar a grandes profundidades e distâncias intercontinentais com uma velocidade que supera a dos submarinos, torpedos de todos os tipos, até mesmo navios mais rápidos: é simplesmente fantástico", disse Putin.
Comentando a informação sobre novo drone, o especialista militar Viktor Murakhovsky afirmou que este é um know-how russo, uma nova classe de armamentos.
"Outras potências mundiais não possuem algo parecido com isso. Todos os meios de defesa antimíssil e antissubmarino existentes foram criados para aquelas classes de armas que já eram conhecidas, enquanto que este equipamento não pode ser parado por ninguém", opinou Murakhovsky em entrevista à Sputnik.
Este 1º de março, o líder russo proferiu o tradicional discurso anual perante a Assembleia Federal da Rússia.
Durante a mensagem foram mostrados vários vídeos com os recentes desenvolvimentos de equipamento militar russo que nunca foram publicados antes. Entre estes, o sistema de mísseis estratégico Sarmat, um míssil de cruzeiro de alcance ilimitado, um submersível não tripulado e o sistema de mísseis para aviação Kinzhal, entre outros.