Biografia: A participação de Putin na "grande política" começou em 1999, quando ele, primeiro, ocupou o posto de primeiro vice-premiê, de chefe do governo interino e depois — de primeiro-ministro.
Programa de política interna: No seu primeiro mandato presidencial, Putin efetuou uma reforma tributária, bancária, agrária e a do sistema de aposentadoria, bem como as reformas dos monopólios naturais, serviços municipalizados, relações trabalhistas e outras. O presidente tem falado da necessidade de preservar a integridade territorial da Rússia, reforçar o Estado e aumentar significativamente os ritmos do crescimento do PIB.
Programa de política externa: Ainda em 2007, ao discursar durante a Conferência de Segurança de Munique, Putin foi duro e, como ele próprio falou, "sem cortesia excessiva", ao criticar a política externa dos EUA e a ideia de um mundo unipolar. Ele afirmou que "um mundo de um só dono, de um só soberano" nas condições de hoje é impossível, pois este modelo é nocivo para todos e não tem nada a ver com a democracia que tentam "ensinar" à Rússia aqueles que "eles próprios não querem aprender nada por algum motivo".