Muitos países produtores de petróleo em todo o mundo possuem grandes depósitos de recursos de hidrocarbonetos não mais acessíveis devido à exploração ineficiente. Por regra, quanto mais um campo de petróleo é explorado, mais difícil se torna explorar hidrocarbonetos. Este problema é exacerbado quando as empresas não tentam calcular a dinâmica em mudança dentro desses poços.
O programa aproveita uma ideia matemática desenvolvida por cientistas soviéticos na década de 1950 através de uma variação no chamado "método de diferenças finitas". O algoritmo do programa quebra o modelo unidades chamadas voxels, que têm suas próprias propriedades físicas e afetam o fluxo de óleo e outros líquido. O modelo permite uma simplificação dramática dos cálculos.
Os físicos testaram seu algoritmo usando amostras de rochas contendo óleo extraídos de um reservatório próximo da cidade siberiana de Tyumen. Os testes mostraram que o algoritmo tem precisão equivalente a programas tradicionais que requerem poder de computação maciço. Porém, ao contrário de softwares de modelagem tradicional, que exige recursos computacionais somente disponíveis em supercomputadores, o software dos físicos russos pode ser executado em um computador comum ou mesmo em um laptop.
O programa foi disponibilizado gratuitamente para qualquer pessoa que esteja interessada. Uma descrição geral do algoritmo e seus princípios serão publicados na edição de maio da revista científica Computers & Science.