No domingo (18), a Rússia realizou suas eleições presidenciais. De acordo com os últimos números da Comissão Eleitoral Central da Rússia, Putin garantiu sua reeleição com mais de 76% dos votos. Já são mais de 99% dos votos apurados.
Parceria segue em frente
As relações entre a Rússia e a China continuarão se desenvolvendo de forma positiva. Os líderes reeleitos deverão manter em curso a política externa existente, disseram especialistas chineses.
"A reeleição de Putin como presidente assegurará o curso estável de Moscou em relação à China, e as relações russo-chinesas se desenvolverão com confiança e positividade. A continuidade da liderança deve assegurar a continuidade da política", disse à Sputnik Sun Changdong, membro do conselho do Centro de pesquisa das relações russo-chinesas em parcerias estratégicas.
Feng Yujun, vice-diretor do Instituto de Estudos Internacionais da Universidade Fudan, também acredita que a reeleição de Putin significa que Moscou continuará desenvolvendo boas relações e cooperação com Pequim.
"Na esfera política, os líderes dos dois países já estabeleceram relações construtivas, Putin conhece bem o sistema político e a cultura política da China, tem amplos contatos com a liderança chinesa, de modo que sua eleição contribuirá para o desenvolvimento estável das relações russo-chinesas", disse Feng.
De acordo com Feng, os rumos da política externa de Putin não mudarão durante o novo mandato presidencial, e as relações russo-chinesas na política, economia, segurança, além de outras áreas, serão fortalecidas.
Governos devem desenvolver cooperação econômica
Sun disse que a cooperação econômica bilateral também continuará se desenvolvendo. Ele observa, no entanto, que o lado russo deve continuar as melhoras em sua atmosfera de negócios para atrair novos investimentos.
"Os governos devem tentar criar condições ainda melhores nesta área. Espero que o lado russo trabalhe para melhorar a atmosfera de negócios e que resolva problemas emergentes, a fim de dar mais confiança aos investidores chineses, especialmente aos potenciais investidores. Essa é a única maneira de dar um impulso à cooperação econômica russo-chinesa e aumentar o investimento chinês na economia russa", disse Sun.
Sun também observou que a Rússia e a China devem aumentar sua parceria no campo humanitário, especificamente nos campos da cultura e do esporte. Ele acrescentou que a China proporcionará à Rússia pleno apoio durante a Copa do Mundo da FIFA de 2018.
As visões e opiniões expressas pelos contribuintes não refletem necessariamente as da agência Sputnik.