Os vulcões da Terra hoje em dia são considerados um dos "maestros" chave do clima do nosso planeta. Podem aumentar a temperatura da sua superfície, libertando grandes massas de dióxido de carbono e outros gases de efeito estufa, bem como reduzi-la, enchendo a atmosfera com partículas de cinza e microgotas de aerossóis que refletem os raios e o calor do Sol.
Ao longo da sua curta existência, a humanidade já viveu várias catástrofes de tal escala. Por exemplo, a erupção do supervulcão Toba 70 mil anos atrás provocou um "inverno vulcânico" por vários anos e a extinção quase completa dos seres humanos. Seus análogos menores, a explosão da ilha de Tambora em 1815 e a erupção em massa de vulcões na América do Sul nos anos 530 d.C., causaram fome em grande escala e surtos de peste.
Newfield e seus colegas descobriram mais um exemplo da invulgar influência vulcânica sobre a vida da humanidade, tentando encontrar as raízes históricas de um dos monumentos mais famosos da cultura dos vikings islandeses — a canção épica a Profecia da Vidente da Edda Antiga, em que se prevê a morte dos deuses antigos no decorrer de um potente cataclismo universal — erupções vulcânicas em massa, relâmpagos, eclipse e invasão de "gigantes de fogo". Quando Odin e seus irmãos morrem, o seu lugar é ocupado por um só deus que dirige toda a criação.
A data aproximada da criação da obra épica, meados do século X ou fim do século IX da nossa era, serviu de dica para descobrir que vulcão exatamente causou o desastre. Os cientistas coletaram amostras do gelo formado na época no território da vizinha Groenlândia e conseguiram encontrar vestígios de cinza nas camadas que se formaram em 939 d.C., quando na Europa o inverno e o verão foram anormalmente frios. A análise química destas cinzas mostrou que seu "autor" foi o vulcão Eldgja — um dos maiores vulcões do mundo.
A sua erupção, segundo os cientistas, baixou a temperatura média de verão no hemisfério norte em cerca de 2 °C, o que deve ter afetado de forma extremamente negativa as safras e o bem-estar dos habitantes da ilha. Os pregadores cristãos, conforme Newfield, poderiam ter beneficiado disso, ligando a catástrofe à morte dos deuses antigos e ao surgimento de um novo e único ideal de culto.