"O Departamento de Comércio determinou que os exportadores de Itália, Coreia, Espanha, Turquia e Reino Unido estão praticando dumping no fio-máquina de aço ao carbono e aço-liga nos Estados Unidos", disse o órgão, destacando que, no caso britânico, os produtos fornecidos aos EUA alcançariam valores até 147,63% abaixo dos preços considerados justos. Itália e Turquia, por sua vez, estariam oferecendo subsídios aos seus produtores para compensá-los.
"O presidente Trump deixou claro desde o começo que nós vamos administrar vigorosamente nossas leis comerciais para aliviar a indústria dos EUA de práticas comerciais injustas", afirmou o secretário Wilbur Ross.
De acordo com o Departamento de Comércio, a aplicação da lei comercial tem sido um dos principais focos da atual administração Trump. De 20 de janeiro de 2017 a 20 de março de 2018, foram abertas 102 investigações antidumping e de taxas compensatórias nos EUA, o que representa um aumento de 96% em relação ao período de 20 de janeiro de 2016 a 20 de março de 2017.