Segundo ele, Kiska e Soros se encontraram sem a presença dos representantes do Ministério das Relações Exteriores da Eslováquia em 2017. Fico exigiu publicamente explicações do presidente sobre o motivo do encontro. A Sputnik República Tcheca conversou com o especialista em assuntos políticos, Petr Zantovsky, sobre a possível influência de Soros em acontecimentos na República Tcheca e na Eslováquia.
"Esses exemplos demostram que à custa dos fundos de George Soros, uma certa atividade política está sendo financiada", exlica Zantovsky.
Em relação às outras acusações feitas pelo primeiro-ministro, o especialista acredita que Fico pode ter algum tipo de informação indisponível aos outros.
"Acho que um político que ocupa uma posição tão alta, não teria emitido essa declaração sem fatos comprobatórios. Até porque Fico fez essa declaração em meio à maior crise política desde Vladimir Meciar", disse.
Entretanto, segundo ele, não faz nenhum sentido para o Ocidente organizar uma "revolução colorida" na Eslováquia, cuja oposição se demonstra extremamente crítica em relação a Bruxelas. Se a oposição tomar o poder, o Ocidente só tem a perder. Além disso, a oposição eslovaca é incrivelmente diversificada, não possui um programa político unificado.