Brennan fez esta declaração depois da conversa telefónica entre Vladimir Putin e Donald Trump, em que o presidente norte-americano felicitou o seu homólogo por ocasião da reeleição.
Na entrevista ao serviço russo da Rádio Sputnik, o cientista político Ildus Yarulin, da Universidade Estatal do Pacífico, fala do que pode estar por trás desta campanha contra Donald Trump.
"Em primeiro lugar trata-se das eleições para o Congresso dos EUA em novembro. Se os democratas conseguirem obter a maioria, vão 'derrotar' Trump. Por isso, agora se faz tudo o possível para estragar essa campanha eleitoral, acusar Trump de quaisquer ligações à Rússia, de ele gostar de Putin", opina Yarulin.
Vários políticos norte-americanos, em particular John McCain, criticaram o presidente norte-americano por ele ter felicitado Vladimir Putin pela reeleição na Rússia. Além do mais, os conselheiros de Trump o aconselharam a limitar os contatos com o presidente russo. Mas Trump declarou em resposta que os EUA precisam de boas relações com a Rússia.