Escobar deu o nome de "bitcoin dietético" à sua criação já que se prevê que a nova moeda digital seja "mais leve e mais rápida do que o bitcoin original".
O irmão do traficante, que afirmou ter ganho bilhões de dólares durante sua vida, recomenda comprar "tantos dietcoins quantos puder". "O valor será muito alto, já que somos idênticos em número ao bitcoin, exceto sermos 4 mil vezes mais baratos neste momento", se lê no site da nova criptomoeda.
Bitcoin é obra da CIA?
De acordo com a edição, o irmão de traficante colombiano explica no livro as razões que o motivaram a criar sua própria moeda digital. Entre outros, Escobar afirma que o bitcoin foi criado pelo governo norte-americano, e não pelo misterioso Satoshi Nakamoto, pseudônimo utilizado pela pessoa ou pessoas que alegadamente criaram a moeda virtual bitcoin, segundo uma versão popular.
"O mundo vai ver que isso foi criado por eles. E quando o vir, já será tarde demais. Quando a CIA descobrir que o mundo o sabe, vai vender todas as suas moedas e destruirá o valor do bitcoin", alertou o ator do livro.
Escobar acredita que todas as moedas digitais mais populares – o Ethereum, o Ripple, o TRON, e outras, foram criadas pela CIA. É por isso que ele propõe deixar de usá-las e passar a utilizar o Diet Bitcoin.