"A legislação exigiria que o Departamento de Estado se certificasse repetidamente que o governo da Arábia Saudita está tomando medidas urgentes para acabar com a guerra civil no Iêmen, aliviando a crise humanitária e reduzindo o risco para os civis", disseram os senadores.
Se o Departamento de Estado não puder certificar que a Arábia Saudita tomou essas medidas, a lei automaticamente impediria que as forças dos EUA reabastecessem aeronaves da coalizão liderada pela Arábia Saudita que estejam conduzindo operações militares no Iêmen, acrescentaram os senadores.
Seu colega Shaheen disse que os senadores sentem "um senso bipartidário de urgência" para adotar uma legislação que ajude a acabar com a guerra no Iêmen.
O Iêmen vive um violento conflito entre o governo liderado por Abd Rabbuh Mansur Hadi e o movimento Houthi, também conhecido como Ansar Allah. Desde março de 2015, a coalizão liderada pelos sauditas na maioria dos países do Golfo Pérsico vem realizando ataques aéreos contra os Houthis a pedido de Hadi.