Inovador quebra-gelo russo Ilya Muromets inicia testes no Ártico

© Sputnik / Igor Russak / Acessar o banco de imagensQuebra-gelo diesel-elétrico russo Ilya Muromets em São Petersburgo, Rússia
Quebra-gelo diesel-elétrico russo Ilya Muromets em São Petersburgo, Rússia - Sputnik Brasil
Nos siga no
O mais recente quebra-gelo da Frota do Norte russa, Ilya Muromets, iniciou testes no mar de Barents, informou na segunda-feira (16) o assessor de imprensa da frota, Vadim Serga.

O quebra-gelo diesel-elétrico russo saiu para testes em 12 de abril. No momento, o navio está nos campos de gelo na parte leste do mar de Barents, segundo o assessor.

Navio militar da Frota do Báltico - Sputnik Brasil
Mídia sueca mente sobre exercícios russos no Báltico e provoca pânico
A espessura de gelo na área dos testes varia entre 50 e 100 centímetros, "assim, as condições são as mais propícias para realizar testes e correspondem às caraterísticas técnicas do quebra-gelo", comentou Serga.

Planeja-se que os testes durarão até o fim de abril e depois o Ilya Muromets voltará ao porto de Murmansk.

O assessor da Frota do Norte sublinhou que o quebra-gelo aumentará significativamente as capacidades técnicas e materiais da frota cumprindo suas tarefas no Ártico.

"[Ilya Muromets] deve participar da viagem ártica de navios de guerra e embarcações de assistência ao longo da Rota Marítima do Norte já neste ano", comentou.

Submarino nuclear do projeto 667BDRM Yuri Dolgoruky no estaleiro de Gadzhievo na região de Murmansk - Sputnik Brasil
'Ártico está se tornando quente': Rússia posiciona divisão de águas profundas na zona
A Marinha russa recebeu o quebra-gelo Ilya Muromets em 30 de novembro de 2017. Em 2 de janeiro de 2018, o navio foi entregue à Frota do Norte russa. O quebra-gelo tem 85 metros de comprimento, 20 metros de boca e deslocamento de cerca de 6 mil toneladas.

O quebra-gelo possui uma plataforma para helicópteros, um guindaste de 26 toneladas de capacidade de carga e um sistema de reboque.

Graças a sua multifuncionalidade, o navio pode realizar missões científicas e de pesquisa, de transporte, de salvamento e outras no oceano Ártico.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала