Vários funcionários iraquianos falando à Fox News disseram que o chefe do ex-califado terrorista Daesh ainda está foragido. Tropas internacionais estariam envolvidas de forma ativa em sua caça.
Segundo al-Basri, os relatos do paradeiro de al-Baghdadi são recentes e estão sendo usados para realizar ataque envolvendo forças russas, sírias e iranianas.
O porta-voz do Ministério da Defesa do Iraque, general Yahya Rasool, confirmou a Fox acreditar que Al-Baghdadi esteja vivo, e que ele possa estar localizado na área de fronteira ao leste do rio Eufrates, possivelmente na cidade de al-Shadaddah na província de al-Hasakah, no nordeste da Síria. "Não é difícil para ele se esconder no deserto da Síria", disse o oficial.
A força aérea iraquiana intensificou seus ataques contra alvos do Daesh na Síria nos últimos dias. Forças iraquianas anteriormente atacaram Daesh em ataques aéreos no dia 19 de abril, matando 36 militantes e coordenando os detalhes da operação com forças sírias, russas e iranianas.