'Vocês são um Estado terrorista', diz Erdogan para Israel

© AP Photo / Emrah GurelTurkey's President Recep Tayyip Erdogan gestures as he talks during the closing news conference following the Organisation of Islamic Cooperation's Extraordinary Summit in Istanbul, Wednesday, Dec. 13, 2017
Turkey's President Recep Tayyip Erdogan gestures as he talks during the closing news conference following the Organisation of Islamic Cooperation's Extraordinary Summit in Istanbul, Wednesday, Dec. 13, 2017 - Sputnik Brasil
Nos siga no
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, acusou Israel de usar agressão desnecessária na Síria e culpou Tel-Aviv por estar empurrando toda a região para uma guerra em larga escala.

Em entrevista à BBC árabe no domingo (13), Erdogan disse que Israel está "semeando medo e empurrando" a região do Oriente Médio para a guerra.

O líder turco também denunciou um ataque aéreo israelense à Síria ocorrido há 2 dias, referindo-se ao ataque como uma afronta à soberania da nação síria, que está em seu 7º ano de guerra civil. Ele também criticou a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de sair do acordo nuclear iraniano, segundo informou o Ynetnews.com.

O presidente dos EUA, Donald Trump, conversa com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, em Tel Aviv - Sputnik Brasil
Netanyahu afirma que Trump 'está fazendo história'
O presidente turco tem criticado ações recentes dos EUA e de Israel com frequência. Na semana passada ele disse à CNN que a mudança da embaixada dos EUA para Jerusalém foi um "grande erro". Ele ainda teria afirmado que "Jerusalém Oriental é a capital da Palestina" e que "quando um Estado palestino for estabelecido", uma embaixada turca será aberta lá.

Segundo Erdogan, a decisão de Trump isola ainda mais os EUA. Para ele, o reconhecimento de Jerusalém como a capital de Israel faz os EUA "perderem aliados".

No final de março, o líder turco condenou o que chamou de "ataque desumano" de soldados israelenses a manifestantes palestinos na fronteira da Faixa de Gaza, um dia depois de os militares israelenses terem matado outros 16 manifestantes palestinos desarmados. Em 13 de maio, o número de mortos chegou a 53 pessoas, incluindo idosos, crianças e jornalistas.

Nihat Zeybekci - o ministro da Economia da Turquia - Sputnik Brasil
Ministro turco elogia Teerã: Um Irã forte significa ter uma Turquia forte
"Você já ouviu alguma objeção digna de nota ao massacre de Israel que aconteceu ontem em Gaza vinda daqueles que criticaram a operação em Afrin?", indagou o presidente turco durante seu discurso em 31 de março em Istambul, referindo-se a uma operação militar turca contra os curdos no norte da Síria.

Falando a simpatizantes na província de Adana, Erdogan também teria dito ao primeiro-ministro israelense:

"Nós [a Turquia] estamos lidando com terroristas. Mas você não está preocupado com terroristas porque vocês são um Estado terrorista", conforme citado pelo jornal turco Hurriyet.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала