O chanceler iraniano, Mohammad Javad Zarif, condenou a recente ameaça de sanções anunciadas pelos Estados Unidos, descrevendo a diplomacia norte-americana como uma "farsa".
"Pompeo e outros funcionários dos EUA estão presos em velhas ilusões… Eles são tomados como reféns por grupos de pressão corruptos", disse ele.
As declarações de Zarif vieram em resposta a um discurso proferido na segunda-feira pelo secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, sobre a política de Washington em relação ao Irã.
US diplomacy sham is merely a regression to old habits: imprisoned by delusions & failed policies—dictated by corrupt Special Interest—it repeats the same wrong choices and will thus reap the same ill rewards. Iran, meanwhile, is working with partners for post-US JCPOA solutions.
— Javad Zarif (@JZarif) 21 мая 2018 г.
Pompeo apresentou uma lista de 12 demandas ao Irã, ameaçando impor as “sanções mais pesadas da história” se Teerã não cumprir.
Em 23 de maio, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, também elogiou Pompeo e o presidente dos EUA, Donald Trump, por seus “líderes fortes”, segundo o The Jerusalem Post.
No começo do mês, o presidente Donald Trump anunciou sua decisão de retirar os Estados Unidos do acordo nuclear com o Irã. Todas as outras partes do acordo — Rússia, China, Irã, Alemanha, França e Reino Unido — não apoiaram o movimento de Trump.