Gigantescos vermes carnívoros 'invadem' França

© Foto / Laurent CharlesVerme cabeça de martelo encontrado na França, originário da ilha francesa de Mayotte, no oceano Índico
Verme cabeça de martelo encontrado na França, originário da ilha francesa de Mayotte, no oceano Índico - Sputnik Brasil
Nos siga no
Uma espécie invasora, vermes cabeça de martelo, penetrou no território da França vinda dos territórios ultramarinos do país na Ásia e África, segundo um estudo na revista Peerj.

"Esta foto foi enviada de e-mail em e-mail e finalmente chegou até mim […] Olhei para ela e disse ‘Bom, não é possível — não temos este tipo de animais na França", disse Jean-Lou Justine, zoólogo no Museu Nacional francês de História Natural ao jornal The Independent.

Porém, após analisar as fotos, o especialista admitiu a invasão: "O que sabemos é que vermes cabeça de martelo invasores estão quase por todo o lado na França".

Um monstro (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil
No litoral do México aparece 'monstro arrepiante', deixando pessoas perplexas (FOTO)
Espécies invasoras que penetram em territórios e continentes novos devido às atividades humanas são um dos problemas para a ecologia da Terra. Por exemplo, a penetração da formiga-de-fogo do Brasil nos EUA causou uma catástrofe ecológica, eliminando várias espécies de caracóis e reduzindo o número de outras espécies de insetos e até mamíferos.

Tendo analisado as fotos de vermes extremamente grandes feitas pelo naturalista amador Pierre Gros há cinco anos, Justine e seus colegas estabeleceram que o processo de globalização e comércio internacional crescente contribuem para a disseminação até de tipos raros de animais.

Durante estes cinco anos, Justine e Gros viajaram pela França e descobriram que tais vermes começaram a "invadir" o território do país cerca de 20 anos atrás, em 1999, e hoje em dia podem ser encontrados em todo o território francês.

Jacaré, imagem referencial - Sputnik Brasil
Família do Texas encontra jacaré em lugar inesperado (VÍDEO)
Os maiores da espécie são vermes cabeça de martelo Diversibipalium, grandes invertebrados carnívoros que habitam nas florestas da Ásia e no leste da África. Em condições propícias, podem atingir 40-50 centímetros de comprimento, representando uma séria ameaça para a estabilidade dos ecossistemas locais quando não há inimigos naturais.

O fato de vermes cabeça de martelo se espalharem por toda a França significa que eles não encontram resistência por parte da fauna natural, segundo o estudo.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала