Ex-embaixador russo em Seul: 'Kim superou Trump por completo, ganhou esta rodada'

© AP Photo / KCNAO líder norte-coreano Kim Jong-un acompanhado por sua esposa Ri Sol-ju
O líder norte-coreano Kim Jong-un acompanhado por sua esposa Ri Sol-ju - Sputnik Brasil
Nos siga no
Em meio à incerteza sobre a cúpula entre o presidente norte-americano, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, o ex-embaixador da Rússia na Coreia do Sul, Aleksandr Panov, comentou em entrevista à Sputnik que esta rodada foi ganha por Kim Jong-un.

"Não vale se alarmar. Kim superou Trump por completo, ganhou esta rodada. Agora é a vez de Trump. Ele vai ter que sair deste apuro de alguma maneira", ressaltou o diplomata.

O especialista não descarta que o encontro entre Donald Trump e Kim Jong-un se realize finalmente, mas não se sabe quais serão as condições da reunião, sublinhando que o tempo joga a favor dos norte-coreanos e que eles não vão ter pressa.

Tela de televisão mostrando presidente norte-americano Donald Trump e líder norte-coreano Kim Jong-un em Seul, Coreia do Sul - Sputnik Brasil
Este foi 'o pior momento' para tal decisão: que acontecerá agora entre Kim e Trump?
"Trump percebeu que não tem nada com que negociar. As posições de Kim Jong-un são muito mais fortes. Ele deixou entrar os norte-americanos, fez explodir as minas. E o que pode trazer o senhor Trump? Um ultimato? É claro que ninguém o vai apoiar além dele próprio. Por isso ele se assustou: não tem nada com que negociar, mas não pode fazer fracassar a sua política como a pessoa orgulhosa que é. Tentou velar um pouco a sua perda com a tal declaração pouco clara. Acho que os norte-coreanos estão implementando uma política muito inteligente e bem calculada", opina Aleksandr Panov.

Por sua vez, a Coreia do Norte cancelou as conversações de alto nível com o Sul marcadas para 16 de maio por causa dos exercícios conjuntos do vizinho do sul com os EUA, lembrou o ex-embaixador.

"Creio que a cúpula foi cancelada porque os norte-coreanos querem que o Sul pressione mais Trump, já que afinal de contas, quem sofre é o Sul, sua postura e seu presidente, em especial nas vésperas das eleições municipais. Por isso, claro que eu espero que em um futuro próximo este diálogo entre o Norte e o Sul se restabeleça, mas a posição do Norte será muito mais forte do que a do Sul", resumiu o diplomata.

Em 24 de maio, Trump cancelou o encontro com o líder da Coreia do Norte. Entretanto, em 25 de maio, o presidente norte-americano afirmou que as negociações com Pyongyang estão no caminho certo e que a cúpula cancelada poderia ser realizada em 12 de junho, conforme estava previsto.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала