De acordo com o artigo de psicólogos norte-americanos, publicado na revista American Psychologist, as habilidades mais importantes que um membro da missão espacial de longa duração deve ter são a capacidade de resistir e lidar adequadamente com o estresse, bem como ter um bom senso de humor e saber como trabalhar em equipe.
Segundo indicam os pesquisadores dos EUA, um ambiente positivo na equipe permitirá que futuros colonizadores resolvam a maioria dos problemas que possam ocorrer tanto a bordo da nave espacial, quanto na colônia marciana. Os cientistas afirmaram que, em alguns casos, esses traços pessoais podem ser ainda mais importantes para um membro da tripulação do que a saúde física.
Em setembro de 2017, o empresário e investidor americano Elon Musk publicou as imagens que simulavam o processo de colonização de Marte. No vídeo, é possível ver como a nave espacial, batizada de Sistema de Transporte Interplanetário, projetada para colonizar o Planeta Vermelho, decola da Terra, viaja pelo espaço e aterrissa em Marte.