"Parece que alguém circulou bastante no céu sobre a Curlândia", escreveu o residente de Liepaja e usuário do Twitter, Aigars Prusis, citado pela Sputnik Letônia.
Izskatās, kāds virs Kurzemes pamatīgi riņķojis. pic.twitter.com/m6MlJqhAWQ
— Aigars Prūsis 🇱🇻 (@Prusis) 1 de junho de 2018
Após ter sido partilhado na web, os internautas começaram a tentar adivinhar a natureza do fenômeno. Alguns supuseram que fosse um OVNI, enquanto os mais realistas perceberam logo de que se tratava, provavelmente, de manobras militares.
"Me pergunto se os rastros de um avião no céu sobre Saldus estão de alguma maneira ligados aos [exercícios militares] #sabrestrike2018, ou se alguma aeronave simplesmente não obteve permissão de aterrissar", publicou Ainars Mankus.
Interesanti — šie lidmašīnu zīmējumi Saldus debesīs ir kaut kā saistīti ar #sabrestrike2018 vai vienkārši kādai lidmašīnai nedod atļauju nolaisties 😀 pic.twitter.com/23ZJjNFbry
— Ainars Mankus (@Ainars13) 1 de junho de 2018
Vários experts até conseguiram nomear o modelo do avião que poderia ter deixado tais rastros.
"No momento, um avião de reconhecimento Boeing E-3A Sentry da OTAN está circulando no céu da Curlândia", assegurou o usuário com o apelido de @BreakingLV.
Virs #Kurzeme #Latvija šobrīd riņķo NATO radioelektroniskās izlūkošanas lidmašīna Boeing E-3A Sentry. pic.twitter.com/aXsDAWKZWJ
— BreakingLV (@breakinglv) 1 de junho de 2018
Entretanto, o segredo foi logo revelado — os representantes do exército letão responderam a um dos posts sobre o tema.
As manobras, que envolvem milhares de militares estrangeiros, começaram em 3 de maio e continuarão até 20 de junho.