Desamparados? OTAN diz que não ajudará Israel caso Irã ataque

© REUTERS / Eric VidalO secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, em uma coletiva de imprensa após uma reunião do Conselho do Atlântico Norte (NAC) na sessão dos Ministros da Defesa na sede da OTAN em Bruxelas, Bélgica.
O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, em uma coletiva de imprensa após uma reunião do Conselho do Atlântico Norte (NAC) na sessão dos Ministros da Defesa na sede da OTAN em Bruxelas, Bélgica. - Sputnik Brasil
Nos siga no
O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg disse em entrevista à revista alemã Spiegel que a organização não fornecerá ajuda para Israel em caso de um possível ataque do Irã.

Stoltenberg afirmou na entrevista que Israel é parceiro da OTAN, mas sabendo que não é membro da aliança, o Artigo 5, que dita sobre obrigações mútuas de proteção, não é aplicável.

Partidários do governo sírio acenam com bandeiras sírias, iranianas e russas enquanto cantam palavras de ordem contra o presidente norte-americano Trump durante manifestações em Damasco. - Sputnik Brasil
Chanceler do Irã: 'Israel exagera escala da presença militar iraniana na Síria'
O chefe da OTAN ressaltou que a aliança nunca tomou partido no processo de paz do Médio Oriente e não era tarefa da OTAN.

As relações entre Israel e Irã estão tensas devido às acusações de Tel-Aviv de que  Teerã não teria reduzido seu programa nuclear. Além disso, o estado israelense também critica a suposta retórica hostil do Irã em apoio ao governo sírio e ao movimento Hezbollah libanês, que já entrou em confronto contra Israel.

Em 10 de Maio, a Força Aérea israelense atingiu dezenas de alvos iranianos na Síria em retaliação a um ataque das forças iranianas, que supostamente teriam disparado 20 foguetes contra posições das Forças de Defesa de Israel nas nas Colinas de Golã, área sob administração israelense.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала