OTAN impulsiona iniciativa '30 batalhões, 30 navios e 30 esquadrões aéreos'

© REUTERS / Antonio ParrinelloNavios de guerra envolvidos nos exercícios militares anti-submarinos da OTAN Dynamic Manta 2017, no Mar Mediterrâneo, Itália, em 13 de março de 2017
Navios de guerra envolvidos nos exercícios militares anti-submarinos da OTAN Dynamic Manta 2017, no Mar Mediterrâneo, Itália, em 13 de março de 2017 - Sputnik Brasil
Nos siga no
O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, expressou sua esperança de que os membros da aliança acordem a iniciativa conhecida como 30-30-30-30.

"A iniciativa de disposição da OTAN significa que em 2020 os aliados terão 30 batalhões mecanizados, 30 esquadrões aéreos e 30 navios de combate que possam estar prontos em 30 dias ou menos", explicou ele.

"Não se trata de instalação de novas forças, mas de impulsionar a preparação das forças existentes", disse Stoltenberg em uma coletiva de imprensa na sede da aliança em Bruxelas.

Soldado lituano durante as manobras da OTAN Saber Strike - Sputnik Brasil
OTAN pretende neutralizar 'ameaça russa' com arma fabricada na Rússia? (FOTO)
Comentando as relações entre a Rússia e a OTAN, o secretário-geral reafirmou que a aliança mantém um enfoque duplo baseado em dissuasão e o diálogo político. Ao mesmo tempo, sublinhou que a OTAN não tem o objetivo de isolar a Rússia.

"Por este motivo, aplaudo o apoio significativo da Itália ao diálogo que mantemos com a Rússia", afirmou Stoltenberg.

A OTAN tem aumentado significativamente a sua presença na Europa Oriental desde o início da crise ucraniana em 2014, usando a suposta interferência da Rússia nos assuntos internos ucranianos como pretexto. Moscou negou todas as acusações.

O Kremlin tem expressado repetidamente seu protesto sobre o avanço militar da OTAN, dizendo que isso só vai minar a estabilidade regional e resultar em uma nova corrida armamentista.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала