Trata-se do Complexo Aéreo Inovador da Aviação de Longo Alcance (PAK-DA, na sigla em russo) que está sendo elaborado pela companhia Tupolev.
Conforme nota a The National Interest, as capacidades do PAK-DA são conhecidas só de forma geral. É provável que nele sejam instaladas novas versões dos mísseis de cruzeiro de posicionamento aéreo X-55SM e X-102. O armamento principal serão mísseis hipersônicos X-47M2 Kinzhal.
No entanto, os autores ressaltam que o uso de tais mísseis pode ser contraprodutivo por causa da sua grande envergadura e dos lançadores rotativos internos com as quais são equipados os bombardeiros Tu-160 e Tu-95 e, talvez, seja equipado o PAK-DA.
Os autores dão alguma informação de fontes abertas, segundo as quais o PAK-DA será um avião hipersônico com dois motores capazes de cobrir uma distância de 15 mil quilômetros sem reabastecimento. O peso do avião será de 130 toneladas. Também se supõe que o PAK-DA possa ser usado em qualquer aeródromo, o que implica uma decolagem mais curta em comparação com a dos Tu-160 e Tu-95.