Segurança total: escudos eletrônicos protegerão aviação da Rússia

CC BY 2.0 / Dmitry Terekhov / Caças multifuncional russo Su-35 da geração 4++
Caças multifuncional russo Su-35 da geração 4++ - Sputnik Brasil
Nos siga no
Os sistemas modernizados Khibiny são capazes de defender as aeronaves dos mísseis terra-ar, bem como localizar e neutralizar os canais de radiocomunicação do adversário.

Segundo declarou ao jornal russo Izvestia uma fonte do Estado-Maior da Força Aeroespacial da Rússia, os sistemas modernizados já estão em serviço das unidades russas que participam da operação antiterrorista na Síria.

Caça russo Su-34 - Sputnik Brasil
Su-34, caça-bombardeiro russo que apavora OTAN
Esses sistemas de proteção foram desenhados pelo Instituto Radiotécnico de Investigação Científica de Kaluga e estão instalados em dois contêineres localizados nas asas da aeronave. Um deles está equipado com um receptor capaz de determinar a frequência do sinal de rádio do inimigo, enquanto o segundo possui um dispositivo de memória digital que gera interferência de resposta. Ao analisar sinais inimigos, o sistema escolhe a estratégia de proteção. Assim, pode utilizar interferências acústicas, que ocupam todo o espectro, ou produzir falsos alvos nos radares do adversário.

A versão modernizada também conta com um terceiro componente, instalado debaixo de fuselagem da aeronave. No caso de uma ofensiva colectiva, é capaz de proteger toda a unidade aérea.

O novo sistema também pode interferir nos sistemas de defesa antimíssil terrestres, bem como realizar operações de inteligência eletrônica.

Sistema de artilharia antiaérea móvel Pantsir-S1 - Sputnik Brasil
Rússia reforça defesa antiaérea da Crimeia com sistemas Pantsir-S1
De acordo com o analista militar Alexei Leonkov, citado pelo jornal, a nova geração do sistema Khibiny aumentará em muito a sobrevivência dos caças russos que estão envolvidos nas operações em áreas de alcance dos sistemas de defesa antimíssil.

Segundo o especialista, engenheiros militares russos trabalharam na criação de um sistema de proteção eletrônica por várias décadas.

"Os contêineres do Khibiny das gerações anteriores foram instalados nos Su-34 e Su-35 e exerciam tarefas de proteção individual. Mas, neste caso, a carga útil da aeronave — em particular o número de armas que o avião pode transportar — fica significativamente reduzida", explicou.

Sistema de mísseis Iskander - Sputnik Brasil
Por que Rússia fortalece defesa antiaérea em seu enclave ocidental?
Ao mesmo tempo, ele ressaltou que o uso do sistema a bordo de apenas uma das aeronaves da unidade permite que o resto dos aviões tenha mais armas a bordo. O analista lembrou que os EUA protegem seus caças com uma aeronave de guerra electrônica Boeing EA-18 Growler.

Além de proteger as aeronaves de mísseis ar-ar e terra-ar e distorcer os dados de radar do adversário, o novo sistema é capaz de esconder o modelo concreto da aeronave, bem como o número exato de aeronaves.

O Ministério da Defesa da Rússia prevê aumentar a percentagem das armas de guerra electrônica em 90% até 2020.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала