Os especialistas militares falaram com a Sputnik sobre a possível utilização desse tipo de armas e sua eficácia em combate.
Os lança-granadas automáticos são indispensáveis em um terreno acidentado e em combates urbanos, onde o inimigo pode se esconder atrás de diferentes construções.
"Os lança-granadas automáticos são especialmente eficazes em condições urbanas", sublinhou o editor-chefe da revista Arsenal Otechestva, Viktor Murakhovsky.
Devido ao seu grande ângulo de tiro, os lança-granadas podem atingir o inimigo quando ele se encontra protegido por muros e construções similares. Além disso, "mesmo que o inimigo sobreviva ao ataque de uma granada, costuma ficar neutralizado pela grande quantidade de estilhaços", disse o tenente-coronel aposentado Vasily Savin.
Apesar de ter um maior calibre e melhores caraterísticas técnicas que os congêneres anteriores, o Balkan "conseguiu manter o mesmo peso e dimensões que o AGS-30", destacou o general coronel Sergei Kuzin.
Ele acrescentou que o Balkan pesa 32 quilogramas, consideravelmente menos que seu análogo norte-americano Mark 47 Striker, que pesa 42 quilogramas. O lança-granadas HK GMG, por sua parte, pesa ainda mais.
O novo lança-granadas automático russo tem um calibre de 40 milímetros, superior ao dos seus antecessores, o AGS-17 e o AGS-30 e, segundo Kuzin, deveria ter maior potência de fogo.
"Se os AGS-17 e AGS-30 mostraram capacidades tão boas, então o lança-granadas de 40 milímetros será consideravelmente mais potente", comentou Makarov.
Também será usado em manobras militares com fogo real e alguns deles serão enviados a regiões em estado de guerra. Se passar com êxito todas estas provas, o Balkan será adotado pelo Exército russo.