Seul propõe que Pyongyang afaste artilharia norte-coreana para longe da fronteira

© AFP 2023 / Assessoria de imprensa da Cúpula das CoreiasLíderes da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e da Coreia do Sul, Moon Jae-in, conversando no primeiro encontro na zona desmilitarizada no âmbito das negociações intercoreanas em 27 de abril de 2018
Líderes da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e da Coreia do Sul, Moon Jae-in, conversando no primeiro encontro na zona desmilitarizada no âmbito das negociações intercoreanas em 27 de abril de 2018 - Sputnik Brasil
Nos siga no
Seul propôs que Pyongyang afaste a artilharia de longo alcance norte-coreana da fronteira entre os dois Estados, visando reduzir as tensões entre eles, informou a imprensa sul-coreana no domingo.

De acordo com a agência de notícias Yonhap, oficiais militares dos dois Estados realizaram negociações no âmbito dos acordos firmados em 27 de abril entre os líderes das duas Coreias.

Diretor da CIA, Mike Pompeo, cumprimenta o presidente da Coreia do Norte, Kim Jong-un, em Pyongyang - Sputnik Brasil
Secretário dos EUA revela quando espera ver a Coreia do Norte sem armas nucleares
Durante a reunião, o lado sul-coreano fez uma série de propostas, incluindo a realocação da artilharia norte-coreana para as posições localizadas a 40 quilômetros da linha que divide as duas porções da Península.

A situação na região tem melhorado significativamente nos últimos meses, com o líder norte-coreano Kim Jong-un e o presidente sul-coreano Moon Jae-in tendo realizado sua primeira reunião em 27 de abril.

Durante o encontro, os lados assinaram a Declaração para a Paz, Prosperidade e Unificação na Península Coreana. O documento trazia o compromisso dos dois países a criar uma península livre de armas nucleares, além de iniciar o diálogo para encerrar oficialmente a Guerra da Coreia.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала