Na noite de 27 de julho terá lugar o eclipse lunar mais longo do século XXI, oferecendo aos moradores da Terra a possibilidade de observar uma espetacular "Lua de Sangue", comunica o portal Popular Mechanics.

O fenômeno astronômico, que ocorre quando a Terra se interpõe entre o Sol e a Lua, durará uma hora e 43 minutos. Ademais, haverá eclipses parciais de uma hora e 6 minutos de duração nos momentos prévios e posteriores, assim, o "espetáculo" completo vai prolongar-se por 3 horas e 55 minutos, detalha o site earthsky.com.
Será possível apreciar a fase completa do eclipse na maior parte do Hemisfério Oriental, enquanto os países da América do Norte não terão essa oportunidade. Entretanto, na Austrália será vista sua fase inicial e os países da América Latina observarão a última parte do fenômeno.

A "Lua de Sangue" alcançará seu ponto máximo às 20h21 GMT (14h21 horário de Brasília). Os turistas e aficionados que se encontram visitando a Copa do Mundo 2018 na Rússia terão oportunidade de aproveitar o apogeu do eclipse às 23h21 horário de Moscou (19h21 horário de Brasília).